Oeste do Paraná prepara-se para safra recorde

Os dias de sol escaldante, beirando os 35 °C no Oeste do Paraná, nunca foram tão bem-vindos como nos últimos tempos. O clima seco é tudo que as colheitadeiras precisam para funcionar a todo o vapor nos mais de 1 milhão de hectares de soja cultivados na região. Conforme as máquinas avançam, aumenta a confiança do produtor de que, apesar de sustos, a safra 2016/17 será recorde, com 4 milhões de toneladas de oleaginosa, quase 500 mil t a mais que no ciclo anterior.

No entanto, os produtores dizem que só deixarão a cautela de lado quando a soja estiver no armazém e o dinheiro no bolso. Mas se tudo seguir como está, a média de produtividade deve ser ótima: em torno das 66 sacas (sc) por hectare (ha). “Se fosse pedido, as coisas não teriam sido tão boas como foram aqui para nós nesse ciclo”, diz o engenheiro agrônomo Reinaldo de Oliveira Azevedo, da cooperativa Primato, em Toledo.

Azevedo relata que há produtores colhendo 82 sacas de soja por hectare de média algumas propriedades. “Nós trabalhamos com a projeção de que as lavouras que ainda exigem mais algumas semanas para completarem o ciclo continuarão com o clima que vem se apresentando até agora, de chuvas intercaladas com períodos de sol, o que é excelente também para quem já implantou a nova safra”, prevê. Segundo ele, a perspectiva é que a região já tenha colhido cerca de 10% da soja.

Tão animado quanto um menino que acaba de desembrulhar um presente, o produtor rural Valdomiro Frizon pilota uma colheitadeira de última geração em sua lavoura de soja de 205 hectares, em Toledo. Com um rendimento de 66 sacas por hectare, ele demonstrava mais felicidade por estar dirigindo o equipamento do que com os números apresentados. “A produtividade não está muito boa, tenho vizinhos que estão colhendo até 200 por alqueire [82 sc/ha]”, comparou em uma das paradas da máquina para abastecer o caminhão. O “problema” foi que a chuva fez as plantas crescerem demais e em alguns pontos o vento as derrubou, o que prejudicou um rendimento que poderia ser ainda maior.