Governo vê rombo de R$ 58,2 bilhões no orçamento e deve subir tributos

O Ministério do Planejamento anunciou nesta quarta-feira (22) que existe uma deficiência de R$ 58,2 bilhões no Orçamento de 2017 em relação aos valores necessários para atingir a meta fiscal.

Ao contrário de anos anteriores, porém, o governo informou que esse não é o valor do bloqueio na peça orçamentária. Esse número será anunciado somente na semana que vem.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ainda que há uma "grande" possibilidade de o governo anunciar aumento de impostos na próxima semana, como maneira de compensar o rombo no orçamento.

"É uma grande possibilidade [subir tributos]", disse o ministro, durante entrevista.

De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o governo quebrou a tradição de divulgar o corte de gastos em 22 de março, neste ano, porque há uma "condição muito particular" em 2017.

"É muito particular e sem precedente. Há uma outra questão que é o entendimento do TCU e nosso de só incluir aqui as receitas efetivamente objeto de atos já tomados e já efetivados. O que é uma mudança em relação ao passado. São duas questões que não tem precedentes anteriores e que levam a uma tratativa um pouco diferenciada", disse ele.