Reunião Ordinária discute reajuste salarial e políticas do trabalho com presidente da UGT-PR

O presidente da Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná – Fetracoop – Clair Spanhol, reuniu-se nesta quinta-feira (19) com o presidente da União Geral dos Trabalhadores – UGT – Paulo Cesar Rossi. O tema central foi os mutirões de emprego, difundidos em vários estados da federação, e implantados no Paraná quando Paulo Rossi assumiu a Secretaria do Trabalho e Emprego no governo Cida Borguetti, agora vivemos momentos distintos dependendo de cada região do Estado.

Em um, há falta de empregos, noutro há necessidade de melhores condições de trabalho e salários, pois a desenfreada inflação tem corroído a renda dos trabalhadores.

Em outra reunião, essa com os presidentes dos sindicatos filiados e que estão em negociações coletivas em andamento, como é o caso do setor agropecuário e da saúde, o tema foi a avaliação da contraproposta patronal sobre os índices de reajuste salarial. Na oportunidade, Clair Spanhol destacou que “a primeira reunião não foi nada animadora, pois representantes patronais do oeste defenderam índices irrisórios para os trabalhadores". Ele ainda afirmou que esperava mais dos dirigentes cooperativistas para com seus trabalhadores, uma vez que a cada dia está mais difícil repor o quadro funcional das cooperativas nos frigoríficos de aves, suínos e peixes.

"Mesmo assim, nossos negociadores estão empenhados para que o resultado final seja satisfatório. A Federação sempre vai defender o trabalhador e por isso cremos que em breve estaremos avançando nesta pauta”, informou Clair.

A reunião contou com a presença dos senhores: Jose Altair Constantino, secretário geral e presidente do Sitracoosp; Beno Schoroder, secretário de assuntos sindicais e regionais e presidente do Sintrascoom; Joel Martins Ribeiro, secretário de Administração e Finanças da Federação e presidente do Sintracoosul e Rogério Kormann, secretário de assuntos jurídicos e presidente do Secoomed Paraná.