UGT-PARANÁ promove curso prático de rescisão trabalhista.

A UGT-PARANÁ, realizou o 1º Curso Prático de Rescisão Trabalhista, em Curitiba (PR), nos dias 1 e 2 e outubro, com a presença de 40 participantes, dentre empregados dos sindicatos filiados à UGT e dirigentes sindicais. O curso, ministrado pela professora Christina Pila, teve a duração de 16 horas e abordou os vários temas pertinentes ao processo de rescisão de contrato e homologação sob responsabilidade da entidade sindical.

A procura pelo curso chamou a atenção dos dirigentes da UGT-PARANÁ. “Sabemos que os homologadores sindicais têm, na prática diária, um confronto com variantes de cálculos e minúcias pertinentes à cada convenção coletiva. Isso exige um alto grau de conhecimento e atualização constante nas regras de rescisão contratual”, disse o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi. Ele lembrou ainda que esse curso será levado às outras regionais da UGT, como forma de facilitar a participação e integração dos sindicatos das diversas categorias filiadas à central. Rossi destacou a visão de gestão sindical do presidente do SINTRACOOSUL - Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas da Região Sul do Paraná (filiado à UGT), Joel Martins, que também é vice-presidente da central e foi quem sugeriu a criação do curso.

Ao falar para os alunos dessa primeira turma de homologadores, Joel Martins lembrou da sua experiência sindical e de quanto esse curso levou de conhecimento à equipe do SINTRACOOSUL. Por sua vez, o secretário de Formação Sindical, Alvacir Miguel Balthazar, presidente do SINDIFER - Sindicato dos Ferroviários do Paraná e Santa Catarina (filiado à UGT), falou da iniciativa da UGT em promover cursos de qualificação aos dirigentes sindicais e aos funcionários dos sindicatos e da sua vivência frente ao sindicato. “Na categoria dos ferroviários temos muitas especificidades que têm de ser analisadas e conferidas, pois é muito comum pegarmos cálculos totalmente equivocados, e coincidentemente em todas as vezes, os valores eram menores para os trabalhadores. Outra questão importante é quanto a necessidade de se observar as ressalvas nos termos de rescisão, pois um erro do homologador poderá trazer uma grande dor de cabeça para a própria entidade sindical”, falou Balthazar.

Outro ponto levantado pela direção da UGT-PARANÁ foi a escolha da professora Christina Pila. Ela é advogada, com mais de 20 anos de experiência na área trabalhista e previdenciária. No conteúdo programático os participantes puderam fazer uma reciclagem sobre a legislação trabalhista, enfocando em situações importantes para a rescisão contratual como férias, décimo terceiro, médias de horas extras, comissões, reflexos em DSR e também em outras verbas rescisórias; e tiveram oportunidade também de efetuarem na prática homologações de rescisões contratuais para melhorar suas atuações.

Cristina Viana, uma das participantes do curso, elogiou a iniciativa da UGT-PARANÁ em promover o treinamento dos funcionários e dirigentes dos sindicatos filiados à central. "A UGT-PARANÁ está mais uma vez de parabéns por se preocupar em qualificar seus dirigentes sindicais e a equipe funcional que é a responsável pelas ações administrativas das entidades. Volto para o meu local de trabalho com a certeza de que poderei contribuir ainda mais na defesa dos direitos dos trabalhadores", disse.

“Sem dúvidas estão de parabéns todos os participantes que estiveram nesses dois dias empenhados na atualização dessas questões tão importantes para a rotina sindical, acompanhando o processo de rescisão contratual”, disse Iara Freire, secretária Geral da UGT-PARANÁ, ao fazer a entrega dos certificados aos participantes.

curhomcwb-001.jpg
Dirigentes da  UGT-PARANÁ: Rogério Kormann (D), Joel Martins, Alvacir Balthazar e Paulo Rossi com a professora Christina Pila, deram as boas-vindas a essa primeira turma do curso de rescisão e homologação

 

curhomcwb-006.jpg

Além de trabalhadores em sindicatos, diversos dirigentes sindicais atualizaram conhecimentos trabalhistas, entre eles o companheiro Remi Stelmach, diretor da FECEP-Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (01), Mario Luiz Cordeiro, presidente do SEESSI-Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Irati (02) e Dalva Maria Selzler, do SINDESAUVEL- Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Cascavel e Região, (03). Nas fotos, os participantes recebem certificados das mãos da secretária Geral da UGT-PARANÁ, Iara Freire (D) e da professora Christina Pila (E)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por: Mario de Gomes
Em 03/10/2013
Fotos: MGS/UGT

Secretário de Comunicação
João Riedlinger