Tempo continua seco e com temperaturas elevadas no Paraná

A massa de ar quente e seco que atua desde a semana passada no Paraná segue firme e mantém baixas as possibilidades de chuva. O resultado, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, é aquecimento intenso, com temperaturas acima dos 30°C em todas as regiões do estado.

Mais uma vez, o calor mais “violento” deve ser registrado na região Noroeste. Em Paranavaí, por exemplo, a mínima foi de 26°C na madrugada desta segunda-feira (13), e, se a previsão não sofrer interferência, os termômetros podem chegar aos 40°C no município até o fim de semana. “Essa região está mais próxima de São Paulo e Mato Grosso do Sul, ambientes bem mais aquecidos”, explica a meteorologista do Simepar Ana Beatriz Porto sobre as condições que favorecem o aquecimento vigoroso da área. “Além disso, também está a uma distância maior do oceano e apresenta condições de poucas nuvens. É um local que tem presença do sol o dia todo e um ambiente extremamente seco”, relata.

Mas nem por isso moradores de outras regiões do Paraná deixarão de enfrentar calor. Em Marechal Cândido Rondon, na fronteira com o Paraguai, os termômetros, que nesta segunda-feira sobem até aos 36°C, podem chegar aos 38°C durante a semana.

No Litoral, os próximos dias também serão de muito calor, com máxima, nesta segunda-feira, de 32°C em Paranaguá, 31°C em Pontal de Paraná e 28°C em Matinhos. Depois de uma leve trégua na quarta (15), quando os termômetros devem ficar em torno dos 25°C na região, as temperaturas voltam a subir. A véspera do fim de semana será acima dos 30°C.

Na capital e na região metropolitana o sol também será constante, ainda que entre nuvens. A previsão é de uma segunda-feira com 32°C. Nesta terça, o calor de 33°C deve trazer pancadas de chuvas e trovoadas isoladas a partir da tarde, mas sem influenciar a elevação dos termômetros nos próximos dias.

Fora Curitiba, também há expectativa de chuva fraca para áreas na divisa com Santa Catarina. Com o predomínio de tempo seco, continua valendo o alerta para os índices de umidade relativa do ar, que devem permanecer abaixo dos 30%.

Fonte: Gazeta do Povo

( Emilly Andrade/ FETRACOOP-PR)