16° Congresso da Fetracoop-PR reuniu mais de 2.500 Cooperários do Estado

O 16º Congresso Estadual dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas do Estado do Paraná, promovido pela Fetracoop - Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado do Paraná (filiada à UGT), reuniu mais de 2.500 participantes, dia 17 de maio, em Francisco Beltrão, sudoeste paranaense. Uma extensa programação foi acompanhada atentamente pelos trabalhadores e trabalhadoras de mais de 40 cidades que prestigiaram o evento. Os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, a Pauta Salarial de 2015, que dentre suas reivindicações, está o pedido de reajuste de 15% nos salários em junho, além de benefícios sociais para todos os representados (matéria pagina 7). O congresso mostrou a união dos seis sindicatos que representam os trabalhadores celetistas em cooperativas do estado, tendo ainda na programação palestras e debates.
Participaram desse congresso os sindicatos filiados a FETRACOOP-PR: SINTRACOOSUL - Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas da Região Sul do Paraná; SINTRASCOOM - Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais de Medianeira e Região; SITRACOOSP - Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Agrícolas, Agropecuárias e Agroindustriais do Sudoeste do Paraná; SINTRASCOOP - Sindicato dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas de Cascavel e Região; SINDICRED - Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná; e o SECOOMED - Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas Médicas do Estado do Paraná (todas as entidades filiadas à UGT).
O presidente da Fetracoop, Clair Spanhol reafirmou as bandeiras de luta da federação e dos sindicatos filiados em defesa dos trabalhadores: “A Fetracoop e seus sindicatos filiados, representam em nosso estado mais de 70.000 mil trabalhadores que possuem registro em carteira de trabalho (celetistas) e não temos compromisso nenhum com os patrões pois honramos nossas origens trabalhistas. Engana-se quem acha que em algum momento vamos nos curvar aos interesses patronais. Além disso, o Brasil necessita urgentemente da reforma tributária e fiscal, pois mais uma vez os trabalhadores estão pagando a conta da incompetência do governo federal”, disse Spanhol.
Por sua vez o presidente do SITRACOOSP, sindicato anfitrião do congresso, José Altair Constantino, lembrou um pouco da história da Fetracoop e dos sindicatos filiados na construção dessa união trabalhista: “Estamos em nosso 16º Congresso Estadual, com a participação de milhares de trabalhadores e trabalhadoras de mais de 40 cidades paranaenses. Isso mostra que caminhamos no rumo certo, com a participação de toda categoria na tomada de importantes decisões para os trabalhadores em cooperativas do Paraná, é uma honra para o sudoeste receber pela primeira vez um encontro dessa magnitude, obrigado aos companheiros de federação por confiar a nós a organização deste congresso, e o nossa gratidão e carinho aos companheiros que dormiram tarde e levantaram cedo, alem de viajarem vários quilômetros para estar aqui, sejam bem vindos e sinta-se em casa” disse Constantino em seu discurso na abertura do congresso.
Na abertura do congresso, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi destacou a união dos sindicatos na construção de uma pauta de reivindicações abrangente para todo o estado, e falou, em especial, da solidariedade brasileira aos trabalhadores de outros países que elegem o Brasil como alternativa de vida. “Temos aqui trabalhadores e trabalhadoras do Haiti, imigrantes que recebemos de braços abertos, para dividirmos nossos anseios e lutas na conquista de condições mais dignas de trabalho. Sabemos das dificuldades desses companheiros e companheiras, por isso podem contar com o apoio dos sindicatos de trabalhadores em cooperativas e com a UGT-PARANÁ”. Rossi criticou ainda as MP´s 664 e 665, do governo federal e que irão penalizar ainda mais os trabalhadores brasileiros. “ Infelizmente, mais uma vez fomos enganados pela presidente Dilma (PT), que durante sua campanha pela reeleição prometera aos trabalhadores que não tiraria benefícios trabalhistas e sociais, mas agora o que estamos vendo é um verdadeiro assalto aos direitos duramente conquistados ao longo de décadas de lutas do movimento sindical”.
O diretor do Sintracoosul ,Joel Martins Ribeiro destacou as propostas discutidas na assembleia. “Agradeço a todos os presentes, aos diretores que trouxeram os trabalhadores para este congresso, realmente hoje tivemos um dia de interação muito importante, onde foi pautado as propostas na assembleia. Destaco a importância de prestigiar o nosso cooperario que é o dono do Sindicato e que hoje se esforçou para participar desse congresso e saber quais eram as propostas. Estão todos de parabéns e nós temos que agradecer pela confiança e pelo carinho dos nossos associados, a agora iremos para as mesas com os patronais buscar a melhor negociação para os trabalhadores em cooperativas.”
Beno Schroder, presidente do Sintrascoom destacou a interação e o esforço do cooperário para participar do evento. “Esse evento marca o início das negociações salariais que pretendemos conquistar na nossa data base em 1° de junho. A presença desse grande número de trabalhadores é o que marca realmente a força do sindicato junto as cooperativas, para elas saberem qual a vontade e a necessidade desse trabalhador. Esse grande número de pessoas, reflete a confiança do trabalhador em seu sindicato, a nossa categoria é a única no Brasil que faz esse tipo de evento e isso engrandece as negociações, as participações e o desejo dos trabalhadores. Nós estamos gratificados pela presença do trabalhador que é quem faz o sindicato.”
Representando o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários do Paraná e Santa Catarina e membro da executiva nacional da UGT, Alvacir Miguel Balthazar, falou do crescimento da UGT no estado, sendo a maior central sindical paranaense e da importância de encontros como esse, dos trabalhadores em cooperativas: “É nesses encontros e congressos onde podemos trocar experiências e conhecer as tantas realidades desse vasto estado. Aproveitem todo esse dia para conversarem com seus companheiros e companheiras de outras cidades. O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah parabeniza a organização desse congresso e agradece a Fetracoop-Pr e sindicatos filiados por acreditarem no projeto da UGT na construção de um sindicalismo cidadão, ético e inovador”.
O representante do SECOOMED, Enrico de Souza Costa trouxe uma mensagem do seu presidente Rogerio Kormann, que em vídeo destacou, “Recentemente tivemos o reconhecimento do nosso sindicato por parte das autoridades, a luta foi árdua, longa e difícil, mas com companheiros como nossos diretores da FETRACOOP-PR, conseguimos vencer, serei eternamente grato a todos, e dizer que estamos juntos e qualquer que seja a luta para defender nossos companheiros trabalhadores em cooperativas, que dignamente serão chamados a partir de agora de COOPERARIOS, felicidades a todos bom congresso, e contem conosco, estamos na luta companheiros” disse Rogério, para concluir Enrico destacou a organização do congresso e a presença maciça dos trabalhadores, “isso mostra a força desta categoria”.
Celso Costa representou o SINDICRED-PR, “trago aqui um grande abraço do nosso presidente o Sr. Luis Augusto Ribeiro, e dizer que estamos chegando agora a FETRACOOP-PR, somos os mais novos filiados, mas o que nos trouxe até esta instituição é essa organização que demonstram em todos os seus setores, a seriedade como conduzem os destinos da federação e principalmente o respeito a seus diretores e principalmente aos trabalhadores em cooperativas do paraná, este congresso mostra a competência da instituição que nos representa e dizer ao companheiro Constantino e sua equipe, parabéns, e aos nossos companheiros trabalhadores, nós somos hoje uma das categoria mais fortes e organizadas deste estado e temos muito ainda a conquistar, companheiros capazes e competentes tem aqui hoje em Francisco Beltrão, tanto aqui na mesa principal quanto na plateia, gente batalhadora.” Disse Celso em seu discurso.
Salvador Humberto Penso Fernandes, gerente da unidade de atendimento Pinheirinho de Francisco Beltrão do Sicredi-PR/SP representou a instituição durante o congresso e destacou a parceria com a FETRACOOP-PR, estamos muito felizes por estarmos junto a uma instituição seria e organizada com a dos trabalhadores em cooperativas, pois o Sicredi tem eu seu lema –gente que coopera cresce- aqui podemos dizer que estamos a disposição para somar com a categoria e juntos crescermos cada vez mais, obrigado pela oportunidade, desejamos sucesso a todos” disse Salvador em seu discurso.
Dentre as autoridades políticas na abertura do evento, o deputado estadual Wilmar Reichembach (PSC), elogiou a organização dos trabalhadores cooperativistas. “Não tinha noção da imensa organização que são os trabalhadores celetistas nas cooperativas. Saio daqui com a convicção de que os trabalhadores estão muito bem representados por estas entidades sindicais”.
Vale destacar aqui a organização do 16° congresso, tivemos vários parceiros para que o evento acontecesse, como a Sanepar, o BRDE, a Copel, a UGT-PR, e principalmente o SICREDI PR/SP, que presenteou os participantes do congresso com 15 poupanças de R$ 1.000,00 cada, os fornecedores no evento, fomos felizes na contratação pois foram todos muito profissionais e companheiros entregando todos os produtos e serviços dentro do prazo programado, portanto nos resta dizer mais uma vez “muito Obrigado de coração” pela confiança, e principalmente aos trabalhadores pela presença. Fica nossa eterna gratidão a todos” disse José Altair Constantino coordenador geral do 16° congresso da FETRACOOP-PR.
Matéria: Mario Gomes UGT-PR, Amilcar J. Bueno e assessoria