Trabalhadores aprovam indicativo de greve nas cooperativas do oeste

Como já era esperado, os dirigentes e delegados sindicais dos sindicatos: Sintrascoopa de Palotina e região, Sintrascoop de Cascavel e região e Sintrascoom de Medianeira e região, que representam os trabalhadores em cooperativas da região oeste do estado do Paraná, não aceitaram a propostas de 9% de reajuste oferecido pelo sindicato patronal Sincopar/Oeste e votaram pelo indicativo de greve. A decisão foi tomada durante assembleia extraordinária convocada pela Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas no Brasil – Fenatracoop realizada na quinta-feira (30/7) no auditório do Olinda Park Hotel na cidade de Toledo.

Ao abrir a assembleia que terminou com a aprovação do indicativo de greve, o presidente da Fenatracoop Mauri Viana agradeceu a presença dos dirigentes sindicais e ressaltou que naquele ato estavam representando os interesses e as reivindicações dos trabalhadores em cooperativas. “Estamos aqui neste momento com o peso e a responsabilidade de representar os interesses e as necessidades de cerca de 35 mil trabalhadores. Que ao longo dos anos vem sendo parceiros das cooperativas se entregando de corpo e alma para garantir a manutenção e o crescimento do segmento cooperativista do nosso estado”, afirma Viana. Segundo ele, a cada ano que passa as cooperativas crescem cada vez mais. Todo ano as metas estabelecidas são ultrapassadas e o sistema cooperativista bate recordes em arrecadações. “Isso não somos nós que falamos, e sim o Sistema Ocepar que representam as cooperativas do Paraná e os próprios presidentes das cooperativas que não se cansam de comemorar o crescimento de suas arrecadações”, releva o presidente da Fenatracoop.

LEGALIDADE
O Indicativo de greve é deflagrado pelos trabalhadores para estabelecer uma data mínima para se dar inicio a greve. Contudo, esta decisão não é definitiva, podendo ser alterada conforme a conjuntura que se apresenta para o momento. A direção da Fenatracoop estará nas próximas horas comunicando as cooperativas do resultado da assembleia que aprovou o estado de indicativo de greve nas cooperativas da região oeste do estado do Paraná, bem como, uma nova proposta. Com isso as cooperativas terão 72 horas, a partir do recebimento do comunicado, para se manifestar sobre o assunto. Depois do prazo legal, se as cooperativas não atenderem as reivindicações dos trabalhadores, as diretorias dos sindicatos estarão articulando e estudando o melhor momento para afetivamente paralisar os trabalhos nas cooperativas.

Fonte: Correio do Ar: http://correiodoar.com.br/noticia/trabalhadores-aprovam-indicativo-de-greve-nas-cooperativas-do-oeste/1837/