Fetracoop inaugura sede própria em Curitiba

 

inaug-001.jpg

 

Clair Spanhol, presidente da Fetracoop, falou da representatividade dos mais de 70 mil trabalhadores em cooperativas 


A Fetracoop-Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado do Paraná (entidade filiada à UGT) inaugurou sua sede própria, em Curitiba, na noite dessa segunda-feira, 21/8. Não faltaram elogios ao trabalho desenvolvido pela federação e seus seis sindicatos filiados, numa solenidade marcada pela presença de personalidades do mundo sindical, político e da sociedade civil organizada, dentre eles: o governador do Paraná Beto Richa; o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, acompanhado do vice-presidente, Enilson Simões de Moura, o Alemão, e o secretário nacional de Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry Filho; o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o superintendente da Superintendência do Ministério do Trabalho no Paraná, Paulo Kroneis, representando o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; os secretários de Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (Desenvolvimento Urbano) e Norberto Ortigara ( Agricultura e Abastecimento);  o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o  presidente da Fundacentro no Paraná, Marco Aurélio de Miranda Carvalho; e o deputado estadual André Bueno (PSDB).

“A Fetracoop representa hoje mais de 70 mil trabalhadores em cooperativas no Estado do Paraná. São milhares de trabalhadores e trabalhadoras que contribuem para o crescimento do agronegócio cooperativado. Sem esses cooperários e cooperárias não haveria cooperativas, sem cooperativas não haveria um estado com tamanha produção agropecuária como o Paraná. Representar esses trabalhadores é  uma grande responsabilidade para todos os sindicatos filiados à federação. Pois para nós, dirigentes sindicais,  cada um desses números  não é apenas um número: é uma vida, um trabalhador, uma trabalhadora que merece todo nosso respeito e, principalmente, por crerem na entidade sindical sendo seu maior aliado na conquista por melhores salários e condições de trabalho. Saudamos, nessa noite de festa,  cada um desses cooperários e cooperárias que fazem parte da Fetracoop”, falou emocionado o presidente da federação, Clair Spanhol.

A vocação paranaense para o agronegócio foi lembrada pelo governador Beto Richa, destacando  que os sindicatos filiados à Fetracoop são o elo que fortalece toda cadeia produtiva do Estado. “A Fetracoop, sem dúvidas mostra, com sua sede própria em Curitiba, o quanto é importante a integração entre os trabalhadores e suas entidades representativas”, disse  Richa. Por sua vez o presidente nacional da UGT,  Ricardo Patah lembrou da essência sindical da central, e a Fetracoop dando um dos grandes exemplos do empenho das entidades sindicais na organização e representação da classe trabalhadora: “ao inaugurar sua sede própria, a Fetracoop evidencia o quanto  os trabalhadores celetistas em cooperativas do Paraná podem contar com seus sindicatos e uma federação de fato comprometidos com as lutas dos trabalhadores. A UGT fica engrandecida ao ter em seu quadro de entidades filiadas a Fetracoop e seus sindicatos, praticando na essência um sindicalismo cidadão, ético e inovador”.

O presidente do Sintracoosul, Joel Martins Ribeiro, falou em nome dos sindicatos filiados à federação: “a aquisição dessa sede própria da Fetracoop é o resultado do empenho e dedicação de dirigentes sindicais comprometidos com a classe trabalhadora, em especial os cooperários e cooperárias paranaenses. Tenho a certeza de que a federação é referência no Estado e no País, por suas lutas e suas conquistas. E agora com essa sede, os sindicatos filiados têm um grande ponto de apoio na capital paranaense”, disse Joel.

“Ao companheiro Clair Spanhol, e todos os sindicatos filiados à Fetracoop, a UGT-PARANÁ reforça o compromisso de união e de conquistas. Mesmo num tempo em que muitas forças tentam desacreditar o movimento sindical, a Fetracoop dá mostras do quanto é possível realizar com esforço, dedicação e honradez”,  destacou o presidente da central no Paraná, Paulo Rossi.

Além da inauguração da sede própria, a Fetracoop prestou homenagem ao secretário nacional  de Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry Filho, dando seu nome à sala de reuniões da federação. “Sinto-me imensamente honrado com essa homenagem, principalmente por ter acompanhado os esforços de todos esses aguerridos companheiros, desde a criação da federação. Essa é uma história de lutas, de conquistas, e acima de tudo, de perseverança”, falou emocionado Salaberry. A Fetracoop prestou ainda homenagens a personalidades políticas e sindicais que muito contribuíram para o fortalecimento da federação.

A Fetracoop é integrada por seis sindicatos: Secoomed-PR, que atende os trabalhadores em cooperativas de saúde do Paraná;  Sindicred-PR  representando os trabalhadores em cooperativas de crédito; o Sitracoosp, que atende os trabalhadores da sudoeste paranaense; o Sintracoosul; responsável pela região sul; o Sintrascoom,  Medianeira e cidades próximas;  e o Sintrascoop, em Cascavel e região, entidades filiadas à UGT. O horário de atendimento da federação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

inaug-007.jpg
O governador Beto Richa e os diretores da Fetracoop,
descerraram a placa inaugural da sede própria da federação,
em Curitiba

inaug-008.jpg
O deputado estadual André Bueno (centro) foi um dos homenageados
pelos seus serviços prestados aos trabalhadores em cooperativas

inaug-006.jpg
Clair Spanhol (E) com Miguel Salaberry Filho, homenageado com
uma sala em seu nome, na sede da Fetracoop

inaug-003.jpg
O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah falou dos valores sociais do 
sindicalismo em tempos modernos

inaug-004.jpg
Joel Martins Ribeiro falou em nome dos sindicatos filiados à Fetracoop

inaug-005.jpg
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, destacou a importância da
Fetracoop no cenário sindical paranaense

Post Mario de Gomes - assessoria de imprensa
Fotos: KIU/MGS