Ministro do Trabalho afirma que o cooperativismo é um exemplo para o País

Ministro do Trabalho afirma que o cooperativismo é um exemplo para o País

A força dos referenciais do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social foi o destaque do pronunciamento do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, em sua visita, na  segunda-feira (2/10), à sede da Cooperativa Languiru, em Teutônia (RS). “O cooperativismo é um exemplo para o país, no que diz respeito a planejamento, foco e credibilidade”, afirmou o ministro.

Cerca de 80 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de municípios da região do Alto Taquari, além de associados da Languiru, participaram do encontro, conduzido pelo presidente e pelo vice-presidente da Languiru, respectivamente, Dirceu Bayer e Renato Kreimeier. Eles fizeram uma apresentação institucional da Languiru e destacaram os fatores que fizeram a cooperativa superar os desafios trazidos pela crise econômica. O ministro enalteceu os valores e a filosofia da cooperativa.

A Cooperativa Languiru foi fundada por um grupo de pequenos agricultores em 1955. Atua nos segmentos de aves, suínos, embutidos, laticínios, rações, varejo e postos de combustíveis. 

“É muito importante que os olhos do ministério do Trabalho estejam voltados ao mundo do cooperativismo”,  comentou o presidente da Fetracoop, Clair Spanhol, sobre a notícia. O dirigente lembrou que o Paraná é referência para a América Latina em estrutura cooperativista.  “A federação, por meio de seus sindicatos filiados, representa mais de 70 mil dos trabalhadores nessas cooperativas. Ao olhar para esse importante segmento da economia brasileira, o ministro tem de ver também a importância de valorizar essa mão de obra qualificada e que é o suporte do cooperativismo brasileiro”,  disse Spanhol.

Post Mario de Gomes – assessoria de imprensa
Fonte: Ascom-Ministério do Trabalho
Foto: arquivo Fetracoop