Seminário discute segurança e saúde dos trabalhadores em cooperativas no Paraná, em Ponta Grossa.
Foi realizada a cidade de Ponta Grossa no último dia 04 de maio, a terceira etapa do Seminário de Saúde e Segurança dos trabalhadores em Cooperativas do estado do Paraná. Esse evento é promovido pela Fetracoop – Federação dos Trabalhadores em Cooperativas no Estado do Paraná, pela Fecoopar – Federação das cooperativas no estado do Paraná, pelos Sincoopares Sudoeste e Centro Sul – Sindicato das Cooperativas da região Sul e Sudeste do Paraná, com apoio do governo do Estado do Paraná, através das secretárias de estado da Saúde e do Trabalho, do governo Federal através da Fundacentro e demais parceiros como UGT- PR.
Com objetivo singular de que a questão a ser debatida é de responsabilidade de todos, estiveram reunidos representantes dos trabalhadores, patronais e governo alem do ministério do trabalho, “em nosso estado temos altos índices de acidentes de trabalho e afastamentos por conseqüência doenças ocupacionais, por isso a iniciativa desta ação tripartite, acreditamos que juntos podemos discutir ações e projetos concretos para a redução até 2015 de mais de 80% em relação à 2011 o numero de acidentes, isso trara qualidade de vida e melhora no ambiente de trabalho aos nossos trabalhadores, propulsores do desenvolvimento deste estado.” Disse Clair Spanhol presidente da FETRACOOP. (foto acima)
Um dos anfitriões do evento presidente do Sintracoosul, Joel Martins Ribeiro, destacou a participação das cooperativas e de todos os atores envolvidos, onde se busca uma alternativa onde todos podem participar independente do tamanho da contribuição “O ponta pé inicial já foi dado, agora vamos buscar colocar em pratica todas as experiências apresentadas e ainda outras que podem vir a somar a estas, vamos mudar a realidade de hoje e convocar pra desde já iniciarmos ações concretas e direcionadas”. Disse ele. (Foto acima)
Segundo, Adir de Souza, chefe da FUNDACENTRO, iniciativas como esta vêem de encontro a necessidade de se abrir o dialogo e a aproximação das partes envolvidas, “alguém precisa pedir, alguém precisa fazer, e alguém precisa ter a iniciativa.” Comentou ele durante sua palestra falando sobre o tema “prevenção-qualificação – Produtividade com segurança, “sabemos que é preciso produzir, mas também se é preciso chamar a responsabilidade de cada parte envolvida e cuidarmos da saúde dos nossos trabalhadores” concluiu. (Foto acima)
Nuncio Mannala, da secretaria estadual do trabalho marcou presença e destacou a importância da iniciativa, e destacou que este é, “um dos maiores avanços da categoria em buscar essa parceria tripartite, e colocar em pratica ações para salvar a vida do trabalhador para que ele possa voltar para o seio de sua família todos os dias e usufruir dessa dádiva de Deus que é amar o próximo como a si mesmo, um belo exemplo a ser seguido, essa iniciativa.” (Foto acima)
O palestrante José Pedro dos Santos, da FETRACOOP, falou sobre a integridade física e saúde do trabalhador, e principalmente sobre os custos de um acidente de trabalho sem contar a saúde do trabalhador ou até mesmo sua debilitação, “hoje precisamos ficar atentos a buscarmos essas parcerias, e para mudarmos a realidade precisa-se de comprometimento e mudança de atitude”, destacou. (Foto acima).
______________________________________________________________
As cooperativas filiadas aos Sincoopares Centro Sul e Sudoeste apresentaram seus Cases, com ações já implantadas com a aplicação de segurança do trabalho na rotina das cooperativas, eliminando pontos e ruídos e usando equipamentos adequados para cada setor conscientizando o trabalhador da necessidade do uso de Epi’s com a Dra. Iaci Mara Dacol Engenheira do trabalho da Fecopar, Dr. Marcus José Andrade da Cunha, que apresentou em nome da Castrolanda abordando o tema a importância das permissões. Darci Carraro Supervisor do SESMT da Cooperativa Agrária Agroindustrial apresentou o case PAIS – Programa Agrária de Integração Solidaria, onde busca a preservação do ambiente de trabalho e onde todos podem ser solidários em relação a prevenção de acidentes de trabalho. Marise Stroka da Coopagricola mostrou com a cooperativa colocou em pratica ações de segurança no dia à dia do trabalhador.
José Altair Constantino, do Sitracoosp, de Francisco Beltrão, destacou durante sua fala que “Se quisermos mudar os números e a realidade que vivemos o momento, vamos precisar unir forças, e o seminário está sendo uma oportunidade onde experiências que já deram certo podem ser copiadas e ate melhoradas, basta termos iniciativa, a nossa parte estamos fazendo”. Concluiu
O chefe da inspeção do trabalho auditor, DR° Sergio Silveira de Barros disse que é “um momento muito significativo, porque estamos discutindo a saúde e segurança dos trabalhadores o bem estar dos mesmos em seus postos de trabalho pra evitarmos acidente de trabalho e doenças ocupacionais, com todas essas falas e palestras e todos os setores envolvidos que vêem de encontro ao país que queremos morar, com essas ações conseguiremos identificar e solucionar os problemas”.
O presidente do Sincoopar Sudoeste e Vice presidente da Coasul, Jacir Scalvi participou do evento e avaliou como positiva a iniciativa, “começamos agora na atividade avícola, por isso precisamos dessas experiências que já deram certo, para não repetirmos ações que possam prejudicar os nossos colaboradores, porque precisamos do trabalho e não do sangue de nossos trabalhadores, com essa iniciativa o Seminário poderemos unir forças para a busca da qualidade de vida de todos”, concluiu:
Fetracoop já realizou um seminário em Cascavel para a região, outro em Maringá com as regiões Norte e Noroeste e agora em Ponta Grossa para as regiões Centro Sul e Sudoeste, o próximo passo será a realização do congresso Paranaense de Segurança e Saúde dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná, em Curitiba com data a ser definida.
Fonte: Fetracoop.