Fetracoop inaugura sede própria em Curitiba
Clair Spanhol, presidente da Fetracoop, falou da representatividade dos mais de 70 mil trabalhadores em cooperativas
A Fetracoop-Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado do Paraná (entidade filiada à UGT) inaugurou sua sede própria, em Curitiba, na noite dessa segunda-feira, 21/8. Não faltaram elogios ao trabalho desenvolvido pela federação e seus seis sindicatos filiados, numa solenidade marcada pela presença de personalidades do mundo sindical, político e da sociedade civil organizada, dentre eles: o governador do Paraná Beto Richa; o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, acompanhado do vice-presidente, Enilson Simões de Moura, o Alemão, e o secretário nacional de Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry Filho; o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o superintendente da Superintendência do Ministério do Trabalho no Paraná, Paulo Kroneis, representando o Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira; os secretários de Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (Desenvolvimento Urbano) e Norberto Ortigara ( Agricultura e Abastecimento); o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche; o presidente da Fundacentro no Paraná, Marco Aurélio de Miranda Carvalho; e o deputado estadual André Bueno (PSDB).
“A Fetracoop representa hoje mais de 70 mil trabalhadores em cooperativas no Estado do Paraná. São milhares de trabalhadores e trabalhadoras que contribuem para o crescimento do agronegócio cooperativado. Sem esses cooperários e cooperárias não haveria cooperativas, sem cooperativas não haveria um estado com tamanha produção agropecuária como o Paraná. Representar esses trabalhadores é uma grande responsabilidade para todos os sindicatos filiados à federação. Pois para nós, dirigentes sindicais, cada um desses números não é apenas um número: é uma vida, um trabalhador, uma trabalhadora que merece todo nosso respeito e, principalmente, por crerem na entidade sindical sendo seu maior aliado na conquista por melhores salários e condições de trabalho. Saudamos, nessa noite de festa, cada um desses cooperários e cooperárias que fazem parte da Fetracoop”, falou emocionado o presidente da federação, Clair Spanhol.
A vocação paranaense para o agronegócio foi lembrada pelo governador Beto Richa, destacando que os sindicatos filiados à Fetracoop são o elo que fortalece toda cadeia produtiva do Estado. “A Fetracoop, sem dúvidas mostra, com sua sede própria em Curitiba, o quanto é importante a integração entre os trabalhadores e suas entidades representativas”, disse Richa. Por sua vez o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah lembrou da essência sindical da central, e a Fetracoop dando um dos grandes exemplos do empenho das entidades sindicais na organização e representação da classe trabalhadora: “ao inaugurar sua sede própria, a Fetracoop evidencia o quanto os trabalhadores celetistas em cooperativas do Paraná podem contar com seus sindicatos e uma federação de fato comprometidos com as lutas dos trabalhadores. A UGT fica engrandecida ao ter em seu quadro de entidades filiadas a Fetracoop e seus sindicatos, praticando na essência um sindicalismo cidadão, ético e inovador”.
O presidente do Sintracoosul, Joel Martins Ribeiro, falou em nome dos sindicatos filiados à federação: “a aquisição dessa sede própria da Fetracoop é o resultado do empenho e dedicação de dirigentes sindicais comprometidos com a classe trabalhadora, em especial os cooperários e cooperárias paranaenses. Tenho a certeza de que a federação é referência no Estado e no País, por suas lutas e suas conquistas. E agora com essa sede, os sindicatos filiados têm um grande ponto de apoio na capital paranaense”, disse Joel.
“Ao companheiro Clair Spanhol, e todos os sindicatos filiados à Fetracoop, a UGT-PARANÁ reforça o compromisso de união e de conquistas. Mesmo num tempo em que muitas forças tentam desacreditar o movimento sindical, a Fetracoop dá mostras do quanto é possível realizar com esforço, dedicação e honradez”, destacou o presidente da central no Paraná, Paulo Rossi.
Além da inauguração da sede própria, a Fetracoop prestou homenagem ao secretário nacional de Relações Institucionais da UGT, Miguel Salaberry Filho, dando seu nome à sala de reuniões da federação. “Sinto-me imensamente honrado com essa homenagem, principalmente por ter acompanhado os esforços de todos esses aguerridos companheiros, desde a criação da federação. Essa é uma história de lutas, de conquistas, e acima de tudo, de perseverança”, falou emocionado Salaberry. A Fetracoop prestou ainda homenagens a personalidades políticas e sindicais que muito contribuíram para o fortalecimento da federação.
A Fetracoop é integrada por seis sindicatos: Secoomed-PR, que atende os trabalhadores em cooperativas de saúde do Paraná; Sindicred-PR representando os trabalhadores em cooperativas de crédito; o Sitracoosp, que atende os trabalhadores da sudoeste paranaense; o Sintracoosul; responsável pela região sul; o Sintrascoom, Medianeira e cidades próximas; e o Sintrascoop, em Cascavel e região, entidades filiadas à UGT. O horário de atendimento da federação é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.
O governador Beto Richa e os diretores da Fetracoop,
descerraram a placa inaugural da sede própria da federação,
em Curitiba
O deputado estadual André Bueno (centro) foi um dos homenageados
pelos seus serviços prestados aos trabalhadores em cooperativas
Clair Spanhol (E) com Miguel Salaberry Filho, homenageado com
uma sala em seu nome, na sede da Fetracoop
O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah falou dos valores sociais do
sindicalismo em tempos modernos
Joel Martins Ribeiro falou em nome dos sindicatos filiados à Fetracoop
O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, destacou a importância da
Fetracoop no cenário sindical paranaense
Post Mario de Gomes - assessoria de imprensa
Fotos: KIU/MGS